Banner

Translate

terça-feira, 3 de abril de 2012

As boas notícias dos Estados Unidos

A semana começou vascilante,
nos Estados Unidos
O ISM Manufatureiro (índice que afere a atividade industrial) avançou mais do que o mercado esperava. No mês de março, alcançou 53,4 pontos, contra 52,4 do mês anterior. Especialistas avaliam que esse desempenho tem sido sustentado pelo continuado número de pedidos colocados junto à indústria norte-americana, mas que, ainda assim, a situação inspira cuidados em função de possíveis contrações que possam ocorrer na demanda do país.
Naturalmente, a excessiva liquidez e as baixas taxas de juros têm fornecido alguma regularidade à demanda interna, embora os reflexos sobre a renda e o emprego tenham sido muito modestos.
Por outro lado, os gastos realizados na construção civil apresentaram recuo de 1,1% no mês de fevereiro. Trata-se de dado setorial, como o anterior, apontando para a fragilidade do mercado de imóveis norte-americano que, dificilmente, no curto prazo, poderia refazer-se. A oferta ainda é muito grande e os preços continuam deprimidos.
Continuo acreditando que a crise tem razões estruturais mais profundas e que o uso apenas de instrumentos monetários não dará conta de superá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário