Banner

Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O mundo ainda está cheio de dúvidas

As incertezas se multiplicam e semeiam volatilidades pelo mundo
Investidores ainda não entendem o comportamento da economia mundial e temem que o ambiente de negócios venha a sofre novas deteriorações.
No radar desses agentes estão a Espanha e a Itália, cujos bônus de 10 anos estão cada vez mais caros.
Em sentido oposto caminham as declarações de membros do Banco Central Europeu e das autoridades francesas e alemãs, buscando minimizar as incertezas dos agentes. Tomam como muito exuberantes as reações do mercado em relação aos fundamentos da economia desses países.
Na Ásia, os investidores também compartilham as mesmas incertezas e renovam, em suas decições sobre investimentos, as questões relacionadas ao aprofundamento da crise européia.
Na China, entretanto, são esperadas novas decisões que possam provocar um certo relaxamento monetário, com o objetivo de dar combate aos efeitos da desaceleração econômica sobre a economia do país.
Nos Estados Unidos, notícias boas e ruins se sucedem, aumentando o comportamento bipolar dos investidores. Logo após o anúncio dos dados relativos ao mercado de trabalho norte-americano e da declaração infeliz do Fed, uma série positiva de dados macroeconômicos pode dar um novo ânimo ao mercado. Tudo dependerá do que vier a ser divulgado no Livro Bege. O nível de atividade do país continua a se expandir em ritmo moderado. Os estímulos monetários continuam a dar impulso à economia, mas será importante acompanhar os indicadores referentes ao mercado de trabalho. Dados positivos, nessa área, dão a certeza da manutenção do crescimento da renda real, do consumo e da expansão do crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário