Banner

Translate

domingo, 27 de maio de 2012

Europa afunda

Problemas europeus cresceram,
na semana que passou
A reunião dos líderes da União Europeia foi inconclusiva. Não houve acordo sobre nenhum dos pontos que justificavam a convocação da reunião.
Ficaram, então, em suspenso importantes decisões sobre o eurobônus, elemento indispensável ao financiamento das dívidas soberanas. Temas sobre regulação e supervisão do sistema bancário, muito discutidos, não foram objeto de decisões. Em consequência, o fundo garantidor de crédito remanesce como um socorro emergencial, sem funding definido, adicionando um peso extraordinário aos combalidos orçamentos nacionais.
Dessa reunião apurou-se um único consenso: incentivar o crescimento da região. Em tese, esse seria o objetivo a partir de agora, mas não se definiu como. A flexibilização das metas fiscais não foi aprovada.
Enquanto isso, os indicadores econômicos apontam para mais recessão e as economias europeias mostram-se em deterioração progressiva e generalizada da economia.
 As pressões sociais crescem na Grécia. A Irlanda também caminha para o isolamento. Politicamente, costura-se um acordo fiscal que contrariaria os mecanismos negociados com o Banco Central Europeu, com o Fundo de Estabilização e o FMI. Certamente, decisões dessa natureza levariam a suspensão das ajudas internacionais.
A situação europeia caminhou, nessa semana, em direção a um beco sem saída. Aguardemos pelos próximos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário