Banner

Translate

terça-feira, 8 de maio de 2012

Não estou gostando


Inflação começa a crescer em abril
O IGP-DI medido pela FGV para abril apresentou- se em alta de 1,02%, contra 0,56% de março. Quase dobrou! E a convicção do mercado é que o próximo COPOM, do final desse mês, derrube os juros básicos da economia em mais 0,5 pontos percentuais.
Mas, “vamos que vamos”, ainda que o mundo viva um processo de desinflação. Apressadamente, o diagnóstico atribui essa alta à valorização do real que encarece as importações e, justo elas, que se retraíram nesse último mês.
Por outro lado, a indústria automobilística, no mês de abril, esteve em queda 5,6%, quando comparada à produção de abril do ano passado. Em relação a março desse ano, a queda é de 7,5%.
Então o que já estava ruim ficou pior. Na semana passada, a produção industrial de março, anunciada pelo IBGE, registrou queda de 0,5% na comparação com março de 2011. Com a queda da produção da indústria automobilística em abril, a queda da produção industrial para esse mês ficará ainda pior.
Preços subindo e produção caindo são os piores sintomas que a vida econômica possa nos apresentar. Começo a temer pela redução dos juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário