Banner

Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exageros e desesperos


Alta do IGP-M, em maio
A inflação já voltou. O crescimento ainda não. Foi apenas uma pressão sobre preços industriais, decorrente da depreciação cambial?
Parece que sim. O IGP-M da FGV para maio confirmou as previsões dos analistas, com uma alta de 1,02%. Pior, bem no dia da reunião do COPOM.
A aceleração já vinha acontecendo desde abril, quando o indicador registrou alta de 0,85%. No mês de maio, os preços industriais alcançaram 1,29% e, parte não desprezível deles é importada.
A desvalorização do real contribuiu, sem dúvida, para o resultado de maio, entretanto não se pode esquecer da pressão exercida pelos produtos alimentícios, cuja alta não tem nada a ver com os problemas cambiais.
Entre os alimentos, a maior alta veio dos produtos “in natura”, sem que isso possa ser explicado por fenômenos climáticos ou por sazonalidades da oferta ou da procura. Espantoso também que, em meio à retração econômica vivida no país, o IPC-M, no varejo, tenha subido 0,50% e o INCC, tenha alta de 1,30%.
Repito que, se o COPOM tiver juízo, os juros deveriam ficar onde estão. Será possível entender uma queda para 8,5%, depois de todo o barulho feito em cima do sistema financeiro. Mas, francamente não é momento para exageros e muito menos para desesperos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário