Banner

Translate

terça-feira, 29 de maio de 2012

Para quem ficará o mico


E agora, José?
A Grécia poderá deixar a Zona do Euro, sem dúvida. Claro que entendo essa decisão como desastrosa para a Grécia e destrutiva para a Zona do Euro.
A situação é particularmente difícil por várias razões e acontecimentos nos últimos dias. O país enfrenta uma corrida aos bancos, a economia encontra-se claramente descapitalizada, o desemprego é política e socialmente insustentável e sua capacidade de troca com o exterior está inviabilizada por razões variadas.
Atendendo a apelos europeus a China comprou diversos papéis do governo grego. Outros países ficaram alheios às questões européias. O próprio Estados Unidos “caíram fora” de suas posições na Grécia, enquanto os chineses, ao contrario, apostaram na recuperação de gregos, italianos e espanhóis.
Portanto, a crise provocada pela Grécia atingirá fortemente a Europa, mas deixará marcas profundas na Ásia.
O comércio mundial deverá sofrer uma paralisia sem precedentes, levando junto o setor de transportes, seguros internacionais e de financiamentos ao comércio mundial. A indústria naval, de aviação, as companhias de navegação marítima, os portos, armadores, financiadores, seguradores e demais elos da cadeia vão “acusar o golpe” em seus faturamentos e lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário