Banner

Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

TR, ilustre desconhecida

A TR é um enigma para a grande massa
de aplicadores
A caderneta de poupança é de longe o investimento preferido pelos brasileiros. Curioso constatar que não saibam, em sua grande maioria , o que seja a TR.
O motivo que faz com que os investidores procurem a caderneta de poupança é a segurança, a solidez do investimento. Nesse investimento, o investidor é remunerado por uma taxa de juro de 0,5% ao mês, mais a correção monetária medida pela TR. Os rendimentos são creditados todos os meses, tendo como base o menor saldo do período, sempre na data em que a conta foi aberta, ou seja, sempre que a conta faça seu aniversário.
Quantos dos que aplicam na caderneta sabem que a base para o cálculo é o menor saldo do período? E quantos sabem o que é a TR? Pois é, fica complicado falar em segurança.
A TR, taxa referencial básica dos juros, é uma medida da inflação restrita apenas a um mês determinado – portanto uma espécie de Selic de determinado mês- foi criada no Plano Collor II, por obra e graças da gestão da ministra Zélia. Seu o objetivo era o de ser uma taxa básica referencial dos juros que seriam praticados num determinado mês, de tal forma que não refletisse a inflação do mês anterior. Assim, a alta dos preços do mês anterior poderia ser isolada da formação da taxa do mês em curso. Em outras palavras, a TR é fruto das experiências laboratoriais dos economistas, em seus esforços de evitar o descontrole dos preços nos períodos de espiral inflacionária da economia nacional.
Atualmente ela é calculada a partir da remuneração mensal média dos Certificados e Recibos de Depósitos Bancários, com prazo entre 30 e 35 dias, emitidos pelas 30 maiores instituições financeiro do país. Para complicar a vida do cidadão comum, a TR está sujeita a um redutor instituído pelo Banco Central que, por sua vez, depende da TBF, a Taxa Básica Financeira. E pior, esse redutor pode ser alterado sempre que Banco Central assim decidir, para garantir a competitividade da poupança frente aos demais produtos financeiros.
Agora, sim, ficou impossível entender: redutor amplia a remuneração da poupança? Você reduz e a remuneração cresce? E isso, sempre que o Banco Central, a seu critério, aplicar o redutor para ampliar a remuneração da poupança? Esse redutor ainda dependeria de uma Taxa Básica Financeira, da qual nunca se falou para grande parte da população?
Realmente, em nome do bom senso, é momento de mudar. Sem ironias, o maior risco é que o produto perca sua credibilidade; ou seja, de repente alguém compreende as regras da remuneração e passa achar que o produto deixe de, por isso, ter segurança e solidez.
No misterioso mundo das finanças, a TR também é utilizada como um indexador das prestações dos empréstimos do Sistema Financeiro da Habitação, quase que totalmente amparado pelos recursos da caderneta de poupança.
Pobre investidor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário