Banner

Translate

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Livre comércio?

O escandaloso subsídio europeu ao campo
A proposta de ajuda oficial ao campo, contemplada pela União Europeia no Orçamento para o período de 2014 a 2020, corresponde a praticamente 40% do orçamento total do bloco. E isso ainda significa uma redução de 13% em relação ao orçamento do período anterior.
Esse é, sem dúvida, o grande entrave para que a rodada de Doha encontre um final promissor em termos do livre comércio.
Agora estamos diante de uma nova proposta elaborada pelo governo norte-americano para produzir um acordo comercial mais agressivo entre os dois blocos. O roto e o rasgado vão se encontrar em uma negociação que deverá envolver produtos agrícolas, ademais de outros de maior valor agregado e maior intensidade tecnológica. Vai sair faísca, pois estamos assistindo aos dois gigantes dominantes dos fluxos de comércio, buscar por fatias maiores das transações globais, inclusive privilegiando os interesses de suas grandes corporações multinacionais.
Enquanto isso, o Brasil se exclui de todo o bilateralismo liberal e fixa uma agenda comercial auto excludente, com países ideologicamente eleitos para as pobres alianças que faz.
Perdemos uma oportunidade importante para a retomada do crescimento nacional, na medida em que renunciamos aos melhores potenciais de mercado e em que valorizamos nossa moeda para combater as pressões inflacionárias internas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário