Banner

Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ontem deu EUA

Brasil emperrado no meio do pleno emprego
Em pleno road show para apresentar o país a investidores internacionais, chega a notícia de que o índice de confiança do consumidor da FGV caiu 1,4% em fevereiro em relação ao mês anterior. Trata-se da 5ª queda consecutiva desse indicador. A economia e a má administração pública vão cobrar preços elevados do Governo Dilma, mesmo com o excelente desemprenho do desemprego que em janeiro apresentou mais uma queda. Em janeiro, o desemprego no Brasil está em impressionantes 5,4%.
Nem o desemprego tão baixo, nem os aumentos reais de renda conseguem impulsionar o baixo crescimento do PIB, consolidando a ideia de que o consumo não dará apoio a aceleração da atividade econômica.
A Itália, por outro lado, semeia novas incertezas em relação à zona do euro. A divisão na política italiana ameaça a economia e enfraquece as medidas de controle fiscal. O BCE sofre contestações sob suas funções fiscalizadoras no país.
Nos EUA, o índice de confiança do consumidor volta a crescer. Sai dos 58,4 pontos no mês de janeiro para 69,6 pontos em fevereiro. Em paralelo, os Estados Unidos anunciou que as vendas de residências novas também cresceram. Em relação ao mês de dezembro, esse indicador apresentou alta de 15,6% em janeiro.
As notícias apontam para um crescimento norte-americano bem mais forte que o crescimento europeu e define a tendência de valorização do dólar face ao euro. Tudo a conferir nos próximos períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário