Banner

Translate

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Safra de boas notícias

O mundo se recupera
Agora vai? Parece que sim!
Depois da notícia da redução do PMI chinês, de janeiro, o número anunciado ontem, sobre o PMI industrial do país, foi animador: 52,3 pontos, revelando avanço nesse setor que representa o seu maior nível em dois anos.
Na Europa, o mesmo indicador do setor industrial mostrou um avanço animador. Saiu dos 46,1 pontos, no mês de dezembro, para 47,9 pontos, em janeiro. A Alemanha, mais uma vez, puxou o indicador. Outra boa notícia é que o desemprego na Zona do Euro ficou estável no mês de dezembro, sugerindo que a situação do mercado de trabalho pode melhorar em futuro próximo.
A economia norte-americana depois de um suspiro de seu PIB, no final do ano, voltou a apresentar resultados muito animadores. Os dados de emprego, de janeiro, vieram mais robustos. Foram criados 157 mil empregos no primeiro mês do ano. Por outro lado, a confiança do consumidor, medida pela Universidade de Michigan, subiu de 72,9 pontos, em dezembro, para 73,8 pontos.
Os gastos com projetos de construção também subiram. A alta foi de quase 1% em dezembro em relação ao mês anterior. Essa alta representou um gasto total nesse mês de US$ 884,9 bilhões, considerado o maior nível de gastos desde meados de 2009.
O setor imobiliário já vem apresentando reações pontuais, mostrando maior consistência em seu desempenho.
Finalmente, o índice ISM de atividade dos gerentes de compras do setor industrial também cresceu. Dessa vez, o indicador saiu de 50,2 pontos, em dezembro, para atingir 53,1 pontos, em janeiro.
O mundo não via tantas notícias positivas há muito tempo. Parece mesmo que, dessa vez, as maiores economias do mundo voltarão a contribuir mais decisivamente para a recuperação da demanda mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário