Banner

Translate

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Falando em eficácia. Mas em segredo

Punição aos gestores é mais eficaz
que multas pecuniárias
Tempos atrás, as informações contábeis das instituições financeiras podiam conter erros, imprecisões e até falhas que induzissem a erros de avaliações, fossem elas intencionais ou não. O Banco Central em suas misteriosas relações fiscalizadoras impunha a essas instituições apenas multas pecuniárias. Na maioria das vezes os valores, tidos como baixos pelos agentes financeiros, eram pagos e ponto final. O assunto estava encerrado, demonstrando que o bolso não era a parte mais sensível do corpo humano, quando se trata de valores menores.
A partir de 2010, o Banco Central optou por responsabilizar pessoalmente os administradores, sobretudo a alta gerência, dessas organizações. E não é que deu certo? O total de multas caiu abruptamente. O número de executivos punidos, netretanto subiu. Foram punidos 508 gestores, entre 2007 e 2009. Esse número cresceu para 893, de 2010 a 2021.
As bases de dados do Banco Central padecem de transparência e o grande púbico não tem acesso a elas. Apenas algumas informações agregadas, em relação à toda base de dados, ficam disponíveis à consultação.  Não me parece razoável que seja assim. Em outros países os dados são mais transparentes. Portanto, se alguém quiser saber o nome dos administradores ímprobos ou que foram inabilitados pelo Bacen, vai ficar na saudade. O Bacen se acha no direito de não divulgar esse nome. Deveria se achar no dever de fazê-lo isso nos evitaria contratá-los para qualquer posição, nas empresas que administramos. Seria, por assim dizer, um cadastro negativo ou uma espécia de lei da ficha suja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário