Banner

Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Especulações confundem

Melhor interpretar, sem especular
sobre fatos improváveis
O dólar fechou a sessão de ontem em alta graças ao anúncio contido na ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto que o banco central norte-americano pode reduzir ou interromper a compra de bônus antes do planejava. A moeda norte-americana fechou com alta de 0,56 por cento, a R$ 1,96  na venda.
A lógica do mercado é simples e até simplória: menor compra de títulos, menor liquidez da moeda norte-americana e, portanto, maior sua valorização. A ata cogitou apenas uma possibilidade para um prazo maior. A liquidez se reduziria apenas no longo prazo e, ainda assim, se o estoque da moeda fosse baixo.
Em sentido contrário, o mercado espera que o Bacen apoie-se no câmbio para combater a inflação, apreciando a moeda nacional.
É assim que é. O mercado vive de especulações. Melhor seria dar sentido a esses fatos e entender que uma variação no valor das moedas pode não ter maior significado em termos das políticas econômicas de um país. Muitas vezes, essa variações refletem ações especulativas movidas pela insensatez e irracionalidade humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário