Banner

Translate

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Batendo na trave

A China em recuperação?
PMI chinês, em janeiro, apresentou queda de 0,2 pontos em relação ao do últimos mês do ano passado. É de preocupar ver esse recuo, pois o indicador, hoje nos 50,4, aproxima-se dos 50 pontos, limite entre o crescimento e a estagnação.
Os especialistas explicaram essa queda pelo recuo das encomendas feitas pelo exterior, mas mantém- se otimistas com o desempenho do mercado interno chinês. Entretanto, há mais de um ano o governo de Pequim afirma estar se preparando para reduzir a dependência de seu crescimento do mercado internacional.
Esse resultado indica que essa política não está conseguindo produzir os resultados esperados e que os fundamentos econômicos da China possam estar iniciando um período de deterioração mais rápida.
Pessoalmente, acho ainda muito cedo para aceitar qualquer uma dessas duas hipóteses, mas sugiro que maior atenção à performance desses indicadores da economia chinesa.
Curioso também notar que essa redução do PMI chinês coincide com um período de quedas nos preços internacionais das principais commodities agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário