Banner

Translate

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vamos combinar o jogo?

Não dá para aceitar a guerra
entre Fazenda e Bacen
O dólar sofreu queda em relação ao real, na contramão da competitividade nacional. A ideia é conter a inflação. A moeda norte-americana encerrou a quinta feira no menor nível em relação à moeda nacional em mais de oito meses.
Não dá para brincar assim. O presidente do Bacen resolveu que a inflação está alta e deixou o dólar cair. Vamos combinar? Ou temos uma política econômica ou temos dois Brasis.
Depois de ceder todos esses anos, não é que o Trombini resolveu ser Meireles? Declarar guerra à Fazenda, justamente agora que as coisas estão se acertando, não é bom para o país. Dá a impressão que o presidente do Banco Central está querendo ser Ministro da Fazenda.
O Banco Central permitiu que o dólar fechasse em queda de 0,82 por cento, a R$ 1,972, na venda. Trata-se da menor cotação de fechamento, desde 11 de maio de 2012. A competitividade do produto nacional vai ser outra vez comprometida e o sucateamento industrial continuará a seguir sua triste sina. Não é possível ao executivo das empresas exportadoras conviverem com essas indecisões de política cambial. Fizeram seus planejamentos estratégicos acreditando na depreciação do real e agora se encontram com uma surpresa contrária a seus pressupostos.
O IPCA subiu 0,86 por cento. Acumulou alta de 6,15 por cento em 12 meses. Mas, se o presidente do Bacen está realmente preocupado e quer divergir do Ministro da Fazenda, deveria escolher a rota correta: subir a Selic um ponto e meio, pelo menos. Certamente isso não o tornaria o próximo escolhido, pela Presidência da República, para o Ministério da Fazenda. Trombini, é feio bater em cachorro morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário