Banner

Translate

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Complicou

A inflação prospera.
Não foi por falta de aviso.
O Banco Central finalmente acordou. O  ministro Mantega sugere que juros é mais eficiente que câmbio para fazer o “serviços sujo” de conter a alta de preços.
Na base do problema estão os imprudentes reajustes salarias que desrespeitaram a produtividade. A mão de obra encarece a produção e a produtividade não cresce. Essa composição é explosiva e leva a aumentos de preços, dado que a oferta se retrai e a demanda se expande. A demanda conta ainda com os estímulo de um crédito excessivo, a juros realmente muito baixos e cuja inadimplência requer seu contingenciamento.
O Banco Central entende que o problema não será resolvido com juros mais altos. Como a inflação tem como determinante principal, no entendimento da instituição, as restrições da oferta, não adianta aumentar juros. Na esteira desse pensamento, a oferta reduzida explicaria o baixo crescimento.
O jeito então seria apreciar o real. Mas o ministro da Fazenda, por seu lado, enxerga que essa política cambial levará à perda da competitividade dos produtos brasileiros, comprometendo a recuperação econômica. Faz sentido: investimentos seriam mantidos baixos, com suas naturais consequência sobre o mercado de trabalho e, portanto, com reduções futuras da demanda.
Não se cogita, em qualquer hipótese, de uma desinflação salarial que, na verdade, é a causa do problema.
Não haverá muito tempo para o governo sinalizar seus novos rumos. Melhor seria explicitar rapidamente à sociedade e a seus agentes econômicos o conjunto de medidas que pusesse fim a tanto artificialismo. Dada a situação, restam poucas alternativas. A primeira, é subir a Selic 1 ponto percentual, de imediato, sustentando o dólar na casa dos R$ 2,00 a R$ 2,10. Só permitir maior desvalorização da moeda nacional a partir do ingresso de divisas provocadas pelo processo de privatizações / concessões. Rever as decisões em relação aos compulsórios, aumentando-o significativamente, de maneira a compensar os efeitos positivos que a alta de juros teria sobre o balanço dos bancos.
Para alguns a solução pode ter uma certo sabor de uma pequena vingança. Mas, de fato, trata-se de trilhar o caminho de volta para casa. Dessa vez, apenas para corrigir os excessos cometidos pelas duas instituições em nome da uma política contra cíclica, descoordenada e populista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário