Banner

Translate

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ajustes previstos na recuperação dos USA

O Fed entendeu que melhor seria manter os estímulos à economia
O comunicado da reunião de ontem do FOMC foi claro, reafirmando a continuidade da política monetária dos Estados Unidos. A taxa de juros fica onde está, entre 0% e 0,25% ao ano, até pelo menos maio/junho de 2015. O programa de recompra de títulos (papéis lastreados em hipotecas e treasuries), no valor de US$ 85 bilhões ao mês, continua mantido.  Essa liquidez, a juros baixos, é a forma até agora encontrada para dar suporte à recuperação norte-americana, sobretudos para a recente volta do crescimento de sua economia.
O Comitê vê um ritmo apenas moderado no crescimento do país, embora a melhora no mercado de trabalho não tenha passado despercebida. Em outras palavras, o Fed não ignorou os efeitos recessivos das medidas fiscais, aprovadas pelo Senado, e que, segundo as expectativas, vai reduzir 1,5% ponto percentual do crescimento anual do país.
Da fala do Bernanke, após a divulgação do comunicado a propósito dessa questão, ficou também a certeza de que o Fed ajustará o ritmo de suas compras de ativos à medida que a economia venha apresentar novos avanços.
Parece que as autoridades econômicas do país dão a recuperação como certa e que as taxas de juros serão o grande instrumento regulador dos ajustes da inflação e da liquidez do sistema, no período pós-quantitatives easing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário