Banner

Translate

terça-feira, 26 de março de 2013

O crédito cresceu além da conta

Se o crédito não encolher, a Selic terá
que subir mais fortemente
Banco Central divulgou, nessa 3ª feira, Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro. A inadimplência informada de pessoa física teve queda modesta em fevereiro. Veio par 5,4%. A de pessoa jurídica está agora em 2,3%. A média, portanto, ficou em 3,7%.
Aparentemente os números parecem muito melhores que em passado recente. Mas, não são. O que ocorreu foi apenas uma mudança na forma de medir a inadimplência. A partir desse mês a inadimplência de pessoas físicas considera tanto o crédito livre como o direcionado. Anteriormente, a inadimplência era apurada apenas com o crédito livre
Considerando apenas os recursos livres, a inadimplência de pessoa física passou de 7,9% para 7,7%, enquanto a de pessoa jurídica ficou estável em 3,7%. A inadimplência média está em 5,6.
Por fim, o Banco Central informou também que o estoque de crédito na economia , em 12 meses, apresentou alta é de 16,8%. Essa alta é imcompatível com o combate à inflação. Será preciso moderar esse crescimento para evitar maiores aumentos na Selic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário