Banner

Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Largo espectro

Na crendice popular,
"remédio bom é amargo"
O IPCA-15 de março apresentou alta de 0,49% na comparação com o mês o de fevereiro. Poderíamos iniciar a comemoração pela relativa acomodação no comportamento dos preços: no acumulado dos últimos doze meses o IPCA-15 está abaixo do limite superior da meta do Bacen. Os alimentos permanecem como o grande problema dos formuladores de política econômica, afinal eles se constituem na maior pressão sobre os preços, mantendo-se, nessa medida do IPCA-15, em 1,4%.
Entretanto, a comemoração deve ser cuidadosa, pois remanescem alguns perigos ainda referentes aos preços. Veja que o resultado positivo não dispensará alguma alta na taxa básica de juros, na próxima reunião do Copom. Afinal, o índice de difusão subiu mais uma vez. Em março, o índice de difusão (excluídos alimentos) cresceu para 74,9%, contra 74,4% do mês anterior, apontando para uma generalização ainda maior do movimento de alta dos preços.
Mais que a alta de um ou outro item, o que atemoriza é a forma tão difusa com que a inflação se cronifica na economia nacional. O remédio para isso tem que ser de largo espectro, atingindo também generalizadamente os preços da economia. Afinal, diz a sabedoria popular que remédio bom tem que ser amargo. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário