Banner

Translate

sexta-feira, 15 de março de 2013

O mundo nesse final de semana

O sentido dos fatos parece bom
Nos Estados Unidos o índice de preços ao produtor apresentou-se em alta de 0,7% no mês de fevereiro, em relação ao mês anterior. A alta nesses preços pode estar expressando um crescimento na demanda por insumos voltados à produção de bens de consumo.
Por outro lado, os pedidos de auxílio desemprego na semana que se iniciou em 4 de março e se encerrou em 9 de março, recuaram para 322 mil solicitações. No entendimento do Departamento do Trabalho, o recuo foi maior do que a previsão do órgão e surpreendeu positivamente ao mercado. Com isso, a safra de boas notícias nos Estados Unidos continua incentivando investidores e outros agentes econômicos.
A Europa, depois de anunciar indicadores de crescimento e de mercado de trabalho desanimadores, vai encerrar a semana semeando novas esperanças. O leilão de títulos da Espanha, no valor de US$ 1,0 bilhão, foi considerado vitorioso, uma vez que os títulos foram vendidos com remunerações mais baixas que aquelas dos leilões anteriores. Um bom sinal, revelando as melhores expectativas do mercado em relação ao país.
Também já se fala em resultados positivos para a reunião dos líderes europeus, a ser realizada em Bruxelas.
O propósito da reunião seria o de encaminhar soluções para o resgate de Chipre, uma ilha marcada por divisões políticas memoráveis. O ponto alto da reunião será as discussões sobre novos estímulos ao crescimento e ao emprego em toda União Europeia.
Na Ásia, continuam a aumentar as expectativas sobre o crescimento japonês e chinês e sobre a moderação dos preços no mercado imobiliário dos dois maiores países da região.
Enfim, há razões para crer que, no próximo final de semana, o mundo econômico pode estar mais calmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário