Banner

Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

Caindo na real

Não foi pessimismo que derrubou a Bovespa. Foram os fatos.
O Ibovespa vinha subindo de forma acelerada pela manhã, fruto do pacote de socorro à economia espanhola. À tarde, percebeu-se que o pacote nem sequer havia definido seus termos. Prazos, custos, condições das concessões das parcelas e fiscalização. Aliás, a Espanha também não havia aceitado completamente a tese de que o empréstimo seria desejável.
O mercado “caiu na real” e o Ibovespa apresentou queda de 0,79% no final do pregão, encerrando o dia aos 54.001 pontos.
A alegria durou pouco, deixando a ideia que dessa vez os especuladores se precipitaram em formar posições que não se confirmaram, ao longo do dia. O volume financeiro girado comprova a precipitação: R$5,4 bilhões.
Enquanto isso, no mundo do câmbio, o dólar subiu, refletindo o mau momento do cenário mundial. Nem mesmo as boas notícias sobre o crescimento industrial chinês deu força ao mercado. Os últimos dados vindos da China tem mostrado a inflação em queda, abrindo espaço para novas flexibilizações monetárias. O mercado ignorou tudo isso. O dólar encerrou a sessão de ontem cotado a R$2,05.
No Brasil a Pesquisa Focus, prevê mais uma redução no IPCA, do final de 2012, para 5,03%. Entende, portanto, que a inflação esteja mesmo convergindo para o centro da meta, tendo como contrapartida uma queda no crescimento para 2,52%.
A primeira prévia do IGP-M de junho veio em linha com a Pesquisa Focus, mostrando redução significativa da inflação de 0,89 no mês de maio para 0,68%.
Inflação vai bem e crescimento vai mal. São as duas faces do momento atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário