Banner

Translate

terça-feira, 26 de junho de 2012

Repete-se o fenômeno Triplíce (?) Aliança

"É urgente esperar". Para não
ter que retroceder.
Não é a primeira vez que o Paraguai enfrenta situações como essa. A Tríplice Aliança é um exemplo, que de tão velho, já foi até esquecido.
Na versão mais moderna, a América do Sul desenha um embargo comercial capaz de por o país de joelhos, outra vez. O petróleo venezuelano iniciou o embargo e o Mercosul já decidiu suspender a participação do Paraguai em seus fóruns. O presidente deposto quer representar o país em suas reuniões de Cúpula. Seria interessante constatar o início de uma nova prática diplomática: o reconhecimento de pessoas, não de países.
Venezuela, Argentina e Equador retiraram seus embaixadores do Paraguai. O julgamento sobre a quebra da ordem institucional conseguiu ser mais rápido que o julgamento para o impeachment do ex-presidente. Questões constitucionais, de costume, demandam também um tempo superior para serem julgadas. O novo governo, apoiado em seu judiciário, está sentenciado com a mesma celeridade que imprimiu ao julgamento do presidente deposto. Uruguai, Colômbia e Chile mostraram solidariedade à decisão do Mercosul e chamaram seus embaixadores para consultas, deixando, com isso, o país politicamente sitiado.
Pobre economia. Dependependente dos portos de seus vizinhos Argentina, Brasil e Chile para seu abastecimento e para suas exportações.
O Paraguai deve deparar-se, finalmente, com outras sanções dos organismos regionais dos quais participa, como a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Nada a comemorar. Precipitações à parte, convém lembrar que existe uma binacional produtora de energia bem na fronteira brasileira com o país sitiado. O Brasil não tem substituto energético, caso o fornecimento paraguaio seja interrompido. Pior é que, ao não reconhecer o novo governo, o Brasil ficaria sem contraparte nesse empreendimento. Renunciaria também a contratos na área da infraestrutura paraguaia.
No túmulo, o velho Barão de Rio Branco vira de um lado para outro. Pergunta-se o que fizeram com a instituição que ele apadrinha. Nos sonhos imperialistas, seu maior ensinamento foi esquecido: “Há vitórias que não se comemoram”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário