Banner

Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A semana que começa hoje


O que esperar essa semana
 da economia brasileira
A semana está começando com certo otimismo importado das urnas gregas, diretamente para os mercados financeiros mundiais. A promessa de continuar na zona do euro e fazer os cortes impostos pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional traz um relativo sossego às decisões de investimentos. O partido Nova Democracia venceu as eleições parlamentares realizadas na Grécia ontem, dia 17 de junho. Assim, as pressões para que o país deixe a zona do euro estão afastadas, por enquanto.
No Brasil, as atenções estarão voltadas para o mercado de trabalho. Embora a retração haja se aprofundado mais do que as previsões, o cenário para o emprego ainda não deverá apresentar oscilações significativas. O nível de desemprego deve vir apontando um resultado tranquuilizador. Algo em torno de 6,2% e apontando para a continuidade dos ganhos de renda.
A indústria deve ter apresentado resultados estáveis, mas o comércio esteve, desde o início do ano, muito ativo e deve trazer consigo os reflexos de vendas no varejo que já acumulou alta de 9,2% de janeiro até abril desse ano. Esse setor também deve mostrar ganhos crescentes no rendimento do trabalhador.
Para maio, espera-se pela expansão do rendimento médio real, uma vez que nesse mês, 30% do total das categorias já alcançaram altos percentuais de reajustes.
Outro dado importante para essa semana será a inflação. Deve mostrar desaceleração da taxa de inflação mensal. O INPC, índice de reajuste dos salários, registrou 0,55%, em maio, contra 0,64% em abril. Assim, o IPCA-15 de junho também apontará novo arrefecimento da taxa de inflação
Espera-se que a inflação seja menor no grupo de alimentos e no grupo de transportes devido à queda nos preços de veículos, em função das medidas fiscais de redução de IPI e queda nos preços de combustíveis.
Inflação em queda e taxas de desempregos estáveis trazem ânimo ao comércio, mas ainda não animam a indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário