Banner

Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Guarda baixa no presente leva a riscos no futuro

O longo prazo precisa ser
pensado agora
As previsões dizem que em 2030 o Brasil teria mais de 150 milhões de brasileiros em idade de trabalho, pressionando seus governantes pela criação de novas vagas nesse nmercado. Um número e tanto!
É de pensar se a economia nacional seria capaz de oferecer oportunidades igualitárias a sua população, sem uma base industrial e uma estrutura de serviços mundialmente competitivas.
Imaginar que a atividade agropecuária, mesmo que ajudada pelo setor mineral, possa dar conta desse recado, é algo que nem os menos sensatos concordariam. Portanto, o desafio macroeconômico será o de gerar políticas que induzam o surgimento de um centro produtivo mundial, fundado em parque manufatureiro diversificado e pujante, pressupondo a estruturação competitiva e dinâmica do setor terciário.
O quadro atual, construído ao longo de décadas, pela apreciação crônica da moeda nacional, pelas taxas elevadíssimas dos juros nacionais, pelas cargas tributárias e trabalhistas excessivas conduziram o país ao processo de desindustrialização e à reprimarização da pauta de exportação. Estimularam ainda as unidades produtivas remanescentes à prática de produtos com alto conteúdo importado, desagregando as melhores cadeias produtivas locais.
A inovação tecnológica segue alimentada pelas compras externas e a educação apresenta resultados muito modestos, incapaz de formar quadros para as atividades de pesquisa.
Cabe ao governo central recuperar a credibilidade do país, recém perdida pelos excessos protecionistas e pelo autoritarismo econômico, reduzindo as incertezas e favorecendo a previsibilidade, para impulsionar investimentos internos e externos.
É preciso reconstruir o processo de reagregação de valor nas cadeias produtivas exportadoras e ampliar o processo de inovação tecnológica, horizontalmente, de início, e em seguida, de forma vertical, nos setores economicamente estratégicos.
Educação é pressuposto para o desenvolvimento da estrutura produtiva e ocupacional de qualidade e para a construção de uma país mais rico e socialmente mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário