Banner

Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Melhorou muito

O mundo vive de declarações e perspectivas
O IPC da FIPE, referente a 1ª quadrissemana de junho, apresentou queda de 0,35% da última semana de maio, para 0,28% . A maior queda referiu-se ao grupo de transportes, de -0,01% para -0,19%. Claramente a inflação reflete a retração da economia nacional.
A Europa vai para decisão. Ou a Grécia fica dentro e cumpre as regras ou é do lado de fora que ela ficará. Planos contingenciais prevendo a saída da Grécia já estão em curso na cúpula negociadora. Tudo dependerá do resultado das eleições de domingo.
O mercado tranquilizou-se com essa possibilidade, ainda que acabe na exclusão da Grécia, terminaria o longo capítulo da insubordinação fiscal e do desregramento gerencial na União Europeia. O recado fica dado a todos países que pensem em soluções sustentadas por ameaças e indisciplinas frente às regulamentações europeias.
A Espanha parece entender que, a partir de agora, as regras são outras e mais decisivas. A Alemanha está disposta a dar apoio ao plano espanhol de reformas estruturais e isso agradou também aos mercados e tranquilizou, em certa medida, os investidores.
O melhor sintoma da melhoria do clima europeu pode ser visto no desempenho dos principais mercados de todo o mundo: alta generalizada.
No Brasil, o dólar subiu de novo. Agora, está cotado em R$2,0564/US$.
E amanhã, o que o mundo nos reserva?
Melhor será pensar que amanhã será outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário