Banner

Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lets twist again

Ações e perspectivas do Fed
O Federal Reserve continua a reforçar seus estímulos monetários em prol do crescimento da economia norte-americana. Dessa vez, promoveu a extensão, até dezembro, da "Operação Twist", comprando títulos de longo prazo (de seis a trinta anos), financiados pela venda de papéis de curto prazo (título com vencimento de até três anos).
Trata-se de decisão do FOMC - Comitê de Política Monetária do Banco Central norte-americano, que objetiva alongar o prazo dos ativos do Federal Reserve, mas que básicamente zera a posição de prazo mais curto da instituição.
Em seu comunicado, o Fed foi taxativo sobre a recuperação esperada para o país: “O Comitê entende que o crescimento econômico permaneça moderado, mas consistente, ao longo próximos trimestres. Por conseqüência, prevê que a taxa de desemprego vai diminuir lentamente. Além disso, as tensões nos mercados financeiros globais continuam a representar riscos significativos para as perspectivas econômicas de todo o mundo”.
O comunicado deixa transparecer que os Estados Unidos já levam em conta que qualquer recuperação econômica do país vai depender quase que exclusivamente do comportamento de seu mercado interno. Antes de nada, o país precisará repensar seu problema fiscal e ajustar seu orçamento. Esse ajuste, hoje um problema generalizado, entre os desenvolvidos, faz pensar em economias mais protecionistas e, portanto, menos eficientes no longo prazo.
O aumento dos níveis de investimentos públicos que pudessem dar maior vigor à economia norte-americana também ficam dependentes do aprofundamento dos ajustes fiscais. Parece que lentamente, os Estados Unidos vão se embrenhando em um confronto político que levará sua economia a um beco político sem saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário