Banner

Translate

sábado, 16 de junho de 2012

Para o segundo semestre

Recuperação modesta
Os preços das commodities já não andam bem. Cedem a cada golpe da crise mundial. A atividade econômica internacional não dá sinais positivos. Ao contrário, apontam para um cenário ainda muito difícil.
Com exceção dos produtos de nossa economia agromineral, os horizontes para o crescimento das exportações são inexistentes.
A atividade econômica interna continua modesta. Indústria financeira, montadoras, indústria de base, estão parados. A taxa de câmbio ainda é desfavorável ao exportador brasileiro, mas já atinge os importadores.
No consumo, as famílias estão endividadas e a inadimplência ainda é alta. Sobre o crescimento da renda real e da massa salarial, as previsões dizem que o crescimento será menor que em períodos recentes.
Bom conselho: enxuguem suas estruturas e preparem as empresas para uma relação capital próprio x capital de terceiro mais conservadora. Adiar investimentos e reduzir despesas virou a palavra de ordem.
O BNDES estimula Estados e Prefeituras com financiamentos privilegiados. Isso quer dizer mais Estado. Só agora, depois da deterioração do crescimento, o Governo Central lembrou-se das parcerias públicas privadas. Antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário