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sábado, 16 de junho de 2012

Sinais dos tempos

A retração econômica mudou o
comportamento do anunciante?
Não há como negar que a retração faz estragos em todos os setores econômicos. A área financeira no Brasil, por exemplo, surpreendida pela abrupta queda dos juros reage de forma aparvalhada aos novos tempos. Os programas de demissões já estão sendo preparados em vários setores. Ninguém quer ser o primeiro para não cair na antipatia do governo. Também não é prudente ser o último.
Interessante notar no campo da publicidade que a internet passou a ocupar, no primeiro trimestre desse ano, a segunda mídia em receitas publicitárias, superando os jornais, conforme apontou a pesquisa realizada pela Interactive Advertising Bureau. Nesse primeiro trimestre, a web atingiu um share aproximado de 12% dos totais de gastos em publicidade, passando a ocupar o honroso segundo lugar nos gastos em mídias.
Jornais tiveram sua participação reduzida, lembrando que os custos com mídia impressa chegaram a patamares abusivos. Salvo algumas poucas exceções, a TV está sendo usada como mídia vendedora, em substituição aos jornais que tradicionalmente fizeram esse papel. As mensagens oferecem preços, descontos, prazos e financiamentos a prazos longos e juros baixos. Comerciais com objetivos de posicionamento de marcas e produtos ficaram mais raros e os planos de comunicação aproveitam-se dos conceitos e significados construídos em épocas de bonança.
A internet ainda é relativamente muito barata e tem uma eficácia maior em tempo como esses.

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