Banner

Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Declarações produzem expectativas

O pessimismo de ontem
parecia articulado
Nos Estados Unidos, a Ata do Fed referente à última reunião de política monetária provocou dúvidas e incertezas sobre o consenso dos membros do Comitê no tratamento da adormecida economia norte-americana. O Comitê sugere que o Banco Central informe ao mercado, de maneira mais clara e mais objetiva, suas decisões em relação aos juros, evidenciando os fundamentos de seu pensamento. A intenção de tanta transparência é a de reduzir o nível de incerteza, oferecendo aos agentes maior segurança e previsibilidade sobre a condução dos rumos da economia. Foi o bastante para ampliar a incerteza já reinante.
Na Europa, o discurso de Draghi afunda as esperanças e as expectativas do investidor. Simplesmente, transferiu as decisões do Banco Central Europeu para cada um dos países que compõem o bloco econômico. Fica a pergunta: então para que existe uma autoridade central? Sua afirmação de que o BCE está pronto para agir, mas se condiciona às decisões dos países-membros, aponta para a renúncia à autonomia do órgão. O mercado veio abaixo.
Para piorar o clima de pessimismo, a Turquia autorizou seu exército a agir contra a Síria. Essas tensões geopolíticas no Oriente Médio fazem o mundo financeiro tremer.
Finalmente, ontem já se preconizava que o nível de emprego nos Estados Unidos, a ser divulgado hoje, não deve ser trazer novidades e, portanto, também não trará nenhum entusiasmo aos mercados hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário