Banner

Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O mundo ontem

Os melhores sinais chegam dos Estados Unidos
O índice de atividade dos gerentes de compras, conhecido pela sigla ISM, apurado para o setor industrial nos Estados Unidos, no mês de setembro avançou razoavelmente. O ISM saiu dos 49,6 pontos no mês de agosto, para atingir, em setembro, os 51,5 pontos. O resultado não é apenas simbólico por ter ultrapassado os 50 pontos, mas renova as esperanças sobre a retomada, uma vez que tecnicamente os 50 pontos constituem-se em um divisor de águas que separa a contração da expansão econômica.
É bem verdade que o consumo ainda limita essa aceleração, exigindo do combalido mercado internacional um ritmo maior que o atual para impulsioná-lo de forma definitiva.
Curioso notar que,em linha com o crescimento do ISM, o sub índice de preços industrial pago, no mês de setembro, também avançou dos 54 pontos em agosto, para os 58,0 pontos,em setembro.
A Europa, a Ásia e o Brasil gostaram dessa notícia e seus mercados regiram positivamente ao anúncio sobre o desempenho industrial norte americano.
Os testes de estresse com bancos espanhóis evidenciaram a necessidade de €40 bilhões em recursos adicionais da União Europeia, para dar conta dos déficits de capital desses bancos. Embora exuberante, o rombo foi menor do que se esperava e agradou aos mercados. Não bastasse isso, o mês de setembro, registrou crescimento no PMIs de italianos, espanhóis e alemães de maneira a ultrapassar expectativas dos analistas.
Na Ásia, o índice dos gerentes compras – PMI, da China, subiu mais um pouco. Foi de 49,2 pontos em agosto, para os 49,8 pontos em setembro, não conseguindo ultrapassar perspectivas do mercado.
A atividade industrial parece se recuperar. Mais algum tempo nesse ritmo e o mundo pode iniciar a superação de seus episódios desastrosos iniciados em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário