Banner

Translate

domingo, 7 de outubro de 2012

Meu Brasil brasileiro

Terra de samba e pandeiro
As commodities subiram em setembro e o IC-BR apontou que a alta atingiu 0,28%, em relação ao mês anterior. Nada que possa incomodar.
Em relação aos metais cujas altas foram mais expressivas, pouco se pode fazer. Trata-se de questão mundial, como se vê na figura abaixo.
A Produção Industrial do mês de agosto mostrou-se em alta de 1,5%, em relação ao mês anterior. O Governo Central apressou-se em chamar a si esse sucesso, atribuindo-o às medidas de desonerações e às de política monetária. Sinceramente, dessa vez, concordo com nosso governo.
Agora, sobre a inflação de setembro, o governo falou muito pouco. O IPCA se mexeu mais fortemente, apontando para alta nos preços de 0,57%. A culpa fica para os alimentos, cujas altas continuam sendo atribuídas às quebras das safras de milho e soja, nos Estados Unidos.
Peço observar, entretanto, que os itens e subitens do IPCA mostraram grande difusão da alta. Os preços sobem generalizadamente, revelando que o reaquecimento trará as maiores consequências e pode impedir que o ciclo de baixa da Selic continue nas reuniões dos próximos dias 9 e 10, do Copom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário