Banner

Translate

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Semana curta (2)

O mundo caminha lentamente.
Sua caminhada vai em boa direção.
A China e o Japão ainda esperam pelos efeitos das medidas monetárias tomadas recentemente. Sabem que os efeitos costumam ser defasados e cumulativos. Portanto, não querem precipitações. Preferem,  primeiro, avaliá-las para, só depois, dar curso a novas medidas.
Especificmene, a China espera pelos números referentes ao seu estoque de crédito, depois das reduções das taxas de juros e dos depósitos compulsórios. As previsões não são alentadoras e imaginam taxas de crescimento ainda menores para o país.
Nos Estados Unidos, o Fed divulga o Livro Bege, na próxima quarta-feira. Na última divulgação, o crescimento da economia norte-americana mostrava-se em expansão lenta. Mesmo com as boas notícias da semana passada e as evoluções positivas de alguns setores, o nível da atividade econômica não deve ter sua velocidade aumentada significativamente, bem como nem deve trazer aumentos de inflação ou de salários.
É de se esperar que a divulgação do Livro Bege faça uma discreta comemoração da redução do nível de desemprego e que continue a sinalizar para um crescimento consistente, mas moderado, da economia norte-americana. Deve ainda insistir na disposição do Fed em continuar a injetar na economia o dinheiro necessário para reduzir mais fortemente a taxa de desemprego no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário