Banner

Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mais algumas boas surpresas

A Europa busca caminhos pelo
aprofundamento de sua unificação
Os mercados europeus estão mais otimistas, conforme revela a série de três altas seguidas em suas bolsa e valores. A Moody’s foi mais complacente com a Espanha. Manteve a classificação dos títulos espanhóis, contrariando a avaliação da Standard & Poor’s que os reduziu em dois graus. Os papéis ficam provisoriamente livres serem vistos como "de forte especulação".
Com isso, a possibilidade da Espanha pedir um pacote de ajuda integral é maior. No Reino Unido, as vendas no varejo surpreenderam positivamente em setembro, com crescimento generalizado por quase todos os setores. O crescimento de setembro foi de 0,6% em relação a agosto.
Mas a bola da vez é realmente a Cúpula da União Europeia, com início marcado para manhã, na cidade de Bruxelas e cujo objetivo será o de reduzir a crise financeira naquela região. Espera-se por embates que exponham as fissuras nas políticas internas, enquanto o Banco Central Europeu pretende propor a construção de um orçamento único para a região.
A proposta é audaciosa e ampliaria significativamente a unificação macroeconômica europeia. Ainda assim, a deve ser vista como um balão de ensaio para testar as resistências dos Estados-membros. Parece ter pouca chance de ser aprovada pela Alemanha e outros países de menor expressão, nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário