Banner

Translate

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bovespa Acompanha o Mercado Internacional

Volatilidade, em Dias de Notícias Ruins,
Vira o Nome do Jogo


O Ibovespa apresentou, durante todo o pregão de ontém, uma volatilidade nada desprezível, encerrando com valorização de apenas 0,04%, aos 65.085 pontos. Mas, também é verdade que, se a bolsa "andou de lado", o volume financeiro negociado no dia tambémm não foi nada desprezível: R$ 5,45 bilhões, apenas pouco abaixo da média financeira negociada no mês.

O Dólar, obdiente à medida governamental que instituiuo IOF, viveu um dia de forte valorização ante o Real (1,58%), cotado a R$ 1,740.


Os investidores de Wall Street partiram para a realização de seus lucros, face à divulgação de indicadores econômicos contraditórios. A notícia sobre o índice de atividade regional do meio-oeste dos EUA, medido pelo Fed de Chicago, apresentou seu maior nível desde fevereiro. Por outro lado, o índice de atividade industrial regional do Fed de Dallas apresentou queda para -3,3 pontos.A O mercado "encolheu-se" sobretudo porque duas das variáveis que compõem o índice de atividade industrial - componentes de produção e novas encomendas - apresentaram-se em quedas muito acentuadas. O dia encerra-se com os principais índices de NY, Dow Jones Industrial Average, S&P 500 e Nasdaq Composite, em quedas de 1,05%, 1,17% e 0,59%, respectivamente.


Na Europa, o índice de confiança do consumidor da Alemanha apresentou queda para 4 pontos, contratiando as estimativas de consenso de mercado apontavam para alta para 4,5 pontos. Um resultado tão discrepante sugeriu aos invstidores um ajuste nos mercados: Londres (-0,97%), Paris (-1,71%) e Frankfurt (-1,68%).


Na Ásia, que acorda mais cedo e não alcançou essas notícias, o índice Nikkei (Tóquio) teve alta de 0,77%. Já a bolsa de Hong Kong (Hang Seng) não teve negociações no dia, devido a um feriado local.

E para Hoje?

No Brasil, espera-se pela divulgação do resultado primário do governo federal, do mês de setembro. Se omercado gostar o juro futuro cai, caso contrário, continuará sua rota ascendente para 2010. Ainda espera-se pela divulgação do IPC-Fipe, para a 3ª semana de outubro. Não é de se esperar por supresas: os preços devem continuar sua longa hibernação. Finalmente, aguardam-se as interpretações do Banco Central sobre Política Monetária e Operação de Crédito do  mês de setembro. Aqui também tudo parece muito previsível.


Do USA, são aguardados o índice de confiança do consumidor de outubro e o índice de atividade regional do FED de Richmond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário