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sábado, 24 de outubro de 2009

Necessário Mudar

Ex-Ministro Mailson da Nóbrega e Professor Celso Grisi Discutem Soluções para o Comércio Exterior Brasileiro

 
Nessa última 6ª feira, 23 de outubro, no Balneário de Camboriú (SC), o Núcleo de Comércio Exterior da ACIJ realizou o 10º Seminário Estadual de Negócios Internacionais com o objetivo de propor soluções para os problemas do comércio exterior brasileiro.

 
Reconhecendo as dificuldades impostas ao exportador pela valorização excessiva do real, o ex-ministro Mailson da Nóbrega afirmou que essa tendência deve permanecer para os próximos períodos, seja pelos atuais fundamentos econômicos nacionais, seja pelo potencial de crescimento ostentado por nossa economia. Recomendou que o exportador procure superar os problemas cambiais com ganhos adicionais de produtividade. Enfatizou a ineficácia de medidas intervencionistas e arrecadatórias, como a cobrança de IOF sobre os capitais entrantes no mercado financeiro e de capitais. Direto e objetivo, o ex-ministro, recomendou esforços para os aperfeiçoamentos institucionais, necessários ao incremento do ritmo de expansão interno.

 
Com esse pano de fundo, propus a articulação de políticas públicas na área do comércio internacional com o teor das afirmações abaixo.

O esforço de internacionalização pressupõe uma reconfiguração da cadeia competitiva:

  1.  Controle estratégico da tecnologia e/ou mercado
  2.  Acesso a capital ou a custos mais competitivo
  3.  Economias de escalas
A Promoção Comercial deve superar o estágio dos instrumentos atuais. Deve comprometer-se com um conjunto mais amplos de instrumentos gerenciais:


  1. Pesquisa de mercado
  2. Sistema de Informação de Marketing
  3. Desenvolvimento de produto, processo, método, tecnologias
  4. Marca
  5. Preço
  6. Distribuição
  7. Promoção
  8. Suporte financeiro e securitário
  9. Suporte jurídico
  10. Suporte de gestão (análise de negócio e apoio gerencial)
  11. Suporte para recurso humanos

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