Banner

Translate

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vinhamos insistindo que Williamson já apresentava uma obra merecedora do Nobel



Em todas as aulas sobre Governança, dizíamos que havia grande injustiça em não reconhecer a obra de Williamson


como o Nobel da Eonomia.








A Justiça foi feita, afinal.



Aos 77 anos, Oliver Eaton Williamson, prestigiado autor norte-americano especialista em Economia de Custos de Transação (ECT), viu o seu trabalho homenageado com o Prémio em Ciências Econômicas, mais conhecido como Nobel da Economia.

Professor universitário e pensador das ciências econômicas, Williamson estudou gestão no MIT Sloan School of Management, em 1955. Fêz o MBA na Stanford University, em 1960, doutorando-se, três anos depois, na Carnegie Mellon University.



Desde 1998 que é professor.Minnistra as disciplinas de Administração de Empresas e Economia e Direito na Universidade da Califórnia e na Haas School of Business. Com, pelo menos, quatro livros editados, Oliver Williamson criou o termo «information impactedness» para designar uma situação onde não é possível avaliar todos os custos de informação de um determinado sistema.

Com Williamson, Ostrom Levou o Prêmio

Mas, sem lhe roubar o mérito, é preciso ter presente que foi de carona.

Elinor Ostrom é investigadora e seu trabalho tem por objeto a governação cooperativa. A idéia central é a de que o conceito de governança possa produzir alguma forma de organização produtiva que lhes permita auto-gerirem seu trabalho.

Professora de ciência política, dá aulas uma universidade do Indiana, acumulando o cargo de reitora do Centro de Estudos de Diversidade Institucional na Universidade do Arizona.

O trabalho de Elinor Ostrom tem sido direccionado para a prevenção do colapso do eco-sistema levada a cabo pelas instituições e também a tentativa de alcançar a autogestão dos cidadãos, estudando formas de organização.

Membro da Academia das Ciências, Ostrom presidiu à Associação Americana de Ciências Políticas e foi galardoada com o Nobel de Ciências Económicas esta segunda-feira.

A justiça feita, esperemos agora pelo reconhecimento da Teoria de Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário