Banner

Translate

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

USP CAI EM RANKING INTERNACIONAL

A Má Notícia do Início da Semana:
USP Não Está Mais Entre as Melhores 200, no Mundo

A Universidade de São Paulo, maior e mais importante universidade brasileira, deixa de fazer parte das 200 melhores do mundo. No ano passado, ela aparecia em 196º lugar. Agora, em 2009, a USP caiu 11 posições, aparecendo apenas entre as 207 primeiras universidades, de uma lista de399 instituições rankeadas.

A lista ainda contempla duas outras Uuersidades brasileiras: a Universidade de Campinas (Unicamp, em 295º lugar) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 383º). Na América Latina, o único país com uma universidade entre as "Top 200" é o México (National Autonomous University of Mexico, em 190º lugar).

O ranking, feito anualmente pela QS (Quacquarelli Symonds), com apoio do jornal britânico The Times, e considera pesquisas realizadas entre acadêmicos, empresários das instituições de ensino e estudantes, produção de trabalhos acadêmicos e número de estudantes estrangeiros, entre outros critérios.

Os Estados Unidos, com 46 universidades, têm o maior número de instituições nesse ranking. No segundo lugar está o Reino Unido, com 24 instituições – incluindo a University of Cambridge, que está em 2º lugar.

Eis as Top 10

1. Harvard University (EUA)
2. University of Cambridge (Reino Unido)
3. Yale University (EUA)
4. UCL – University College London (Reino Unido)
5. Imperial College London (Reino Unido)
5. University of Oxford (Reino Unido)
7. University of Chicago (EUA)8. Princeton University (EUA)
9. Massachusetts Institute of Technology (MIT, dos EUA)
10. California Institute of Technology (EUA)

São muitos anos de disputas políticas, de embates ideológicos e de sindicalismo barato. O momento pede um Reitor definitivamente comprometido com a pesquisa científica e a educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário