Banner

Translate

domingo, 18 de outubro de 2009

Mais uma vez grandes empresas envolvidas em escândalos privados

Grandes Empresas de Volta às Manchetes dos Crimes de Colarinho Branco

A maldição das codutas ilegais por parte de executivos e ex-executivos voltam a ameaçar a reputação de empresas como IBM e Intel,acusados de participar esquema de insider trading


O investidor Raj Rajaratnam e Executivos e ex-executivos do Bear Stearns, IBM, Intel e McKinsey foram indiciados no dia 16 de outubro, sob acusação de montagem de um esquema de insider trading, nome dado ao uso de informação privilegiada em negociações de ações. Pouco tempo atrás um dos diretores de empresa brasileira ligada ao agronegócios sofreu condenação pela mesma prática na Bobespa, imposta pela CVM.

Procuradores americanos estão considerando esse o maior caso de fraude, envolvendo fundos de hedge nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que a justiça americana autorizou o uso de escutas telefônicas nesse tipo de processo.A denúncia foi apoiada pelo testemunho de um anônimo. Essa nova combinação (escutas telefônicas e testemunhos anônimos) coloca os gestores de hedge funds e os corretores da Wall Street em pânico. Afinal, a investigação revela que o esquema teria funcionado de 2006 até o início desse ano.

Corretores de empresas como Gooogle, IBM, Sun Microsystems e Hilton estariam envolvidos. Os procuradores federais calculam que as operações teriam produzidos lucros superiores a US$ 20 milhões


Constam no inquérito ainda, como acusados de fornecer informações privilegiadas, Robert Moffat (vice-presidente da IBM), Rajiv Goel diretor de investimentos estratégicos da Intel) e Anil Kumar diretor da McKinsey). Rajaratnam foi classificado pela Forbes este ano entre os 236 americanos mais ricos.


Entre os acusados estão, Rajaratnam, Danielle Chiesi (da New Castle, um fundo de hedge criado pelo Bear Stearns), Mark Kurland (também da New Castle e, que anteriormente chefiou  a Administradora de Ativos do Bears). Algumas das infrações apontadas no inquérito ocorreram após Bear e New Castle serem adquiridos pelo JP Morgan Chase, em março de 2008. A New Castle, que já é acusada pela SEC, foi separada do JP Morgan no fim de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário