Banner

Translate

domingo, 2 de outubro de 2011

Um exercício preditivo para os próximos dias

Para a próxima semana, o que esperar?
O ponto nevrálgico de qualquer previsão nesse instante é conseguir detectar a dimensão da contaminação da nossa economia com os fatos recessivos do cenário mundial. Mais do que isso, tentar enxergar sua extensão na economia, verificando o alcance dessa recessão sobre os setores produtivos e comerciais, internos.
O setor de serviços será o mais poupado, em função de sua dependência quase exclusiva da economia doméstica. A agricultura e pecuária deverão ter redução de seus preços internacionais, mais que compensados, entretanto, pela desvalorização da moeda nacional.
A desaceleração deverá ser maior no sofrido setor industrial, que já está anêmico graças ao longo período de apreciação da moeda nacional e do aperto monetário, iniciado em 2010.
A produção industrial do mês de agosto, informação a ser anunciada nessa semana, vai dar o tom das expectativas para esse ano. Entre os analistas, fala-se em crescimento muito modesto, de tal forma que, considerado o período janeiro a agosto desse ano, a indústria cresceria apenas 1,5%, contra 14,0% em igual período do ano anterior.
É bem verdade que a relação cambial dólar-real já é bem outra, abrindo novas oportunidades para a indústria nacional recuperar parte considerável do mercado interno. Também é verdade que a política monetária parece caminhar para a redução das taxas de juros e para dar apoio à manutenção da demanda. Isso também pode impulsionar uma recuperação no setor de transformação.
Se, por um lado, esse quadro parece animador, de outro, estabelece condições para o recrudescimento inflacionário, ainda que o cenário internacional mantenha-se tão fragilizado.
Para o mês de setembro, a inflação medida pelo IGP-DI pode alcançar os 0,7% de alta, acumulando, nos últimos 12 meses, 7,5%. Para o IPCA de setembro, as projeções chegam até os 0,60%, o que equivaleria a um valor acumulado nos últimos 12 meses, de 7,4%.
Concluindo: a semana manterá o acalentado debate entre inflação, escapando de forma definitiva do centro da meta, graças a um excesso de demanda, e política monetária expansionista, como estratégia contra cíclica para combater a recessão mundial. O comportamento rebelde dos preços está a sugerir que a política monetária está á frente de uma recessão que se atrasou demais. Ou como querem outros, o contraciclismo decorreu das precipitadas avaliações dos economistas oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário