Banner

Translate

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mercado cambial em ebulição

Bastou  o anúncio do pacote europeu
para o real valorizar-se
O pacote derrubou o dólar em todo mundo. No Brasil, apenas o otimismo dos agentes econômicos com socorro ao sistema financeiro europeu e à Grécia não são suficientes para explicar o rápido fortalecimento do real. Em tese, haveria de se considerar que a proposta para solucionar ambos os problemas sequer foi detalhada suficientemente e, portanto, não poderia ser avaliada a ponto de produzir efeitos tão contundentes. Mas o mercado financeiro é sempre exuberante em suas reações e não espera por comprovações. Bastam expectativas.
O gráfico abaixo é muito sugestivo do que possa acontecer.
Os grandes operadores internacionais passaram a vender  na BM&F, apostando na valorização do real. A posição vendida já ultrapassou a casa dos US$ 3,5 bilhões, na sexta-feira. Recursos captados por empresas nacionais vão somar-se  aos influxos de capitais para acentuar a tendência de valorização do real.
É bom lembrar que em matéria de câmbio nada é tão definitivo. A Europa pode reincidir em desavenças internas, os Estados Unidos acaba de inaugurar uma safra de boas notícias e a inflação brasileira pode arrefecer o ânimo dos investidores. Diante dessas possibilidades, fazer previsões para o valor do real transforma-se em exercício lúdico, com probabilidade de acerto próxima  a 50%.
Em outras palavaras, pode ser que o real suba. Pode ser que desça. Basta, para qualquer das duas alternativas, a existência de expectativas que ofereça à moeda nacional sentido e direção.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário