Banner

Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mais essa para atrapalhar o andamento da carruagem

Produção da indústria em queda
no mês de setembro
É a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria, o CNI, quem fala. A produção industrial caiu 6,3 pontos em setembro, quando comparado ao mês anterior. A produção foi de 48,6 pontos em setembro contra 54,9 em agosto. De acordo com a CNI, o recuo foi maior entre as empresas com mais de 500 empregados.
Convém lembrar que o indicador da Sondagem Industrial varia em uma escola que vai de 0 a 100. Valores acima de 50 são considerados positivos.
O boletim ainda informa que a indústria mantém um nível de estoque alto. Isso significa que será preciso desovar estoques para reiniciar a produção. Estamos perto das festas de final de ano, quando as encomendas industriais costumam ser altas.
Os empresários estão preocupados com uma demanda tão baixa. O governo também. O Ministério da Fazenda já pensa em voltar a uma política expansionista de crédito. A inflação será o problema. Ela precisa mostrar, nos próximos dias, sinais de arrefecimento.
Isso pode acontecer. Afinal a desaceleração da economia se acentua a cada dia.
Mas, francamente, eu não acredito. A inflação vai abandonar definitivamente o centro da meta. Crédito, ganhos reais e pleno emprego combinados formam uma mistura explosiva para os preços de qualquer economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário