Banner

Translate

sábado, 29 de outubro de 2011

De costa para a América Latina

O Brasil poderia moderar esses conflitos
Trata-sede uma antiga reivindicação paraguaia e boliviana. Ambos os países precisam de uma saída pelo mar para garantir a prática livre de suas atividades de comércio exterior.
Os ministros das Relações Exteriores da Espanha, Portugal, Andorra e os países latino-americanos aprovaram ontem todos os documentos que deverão ser encaminhados à XXI Cúpula Ibero-Americana.
O Paraguai pleitea a inclusão de uma referência na declaração da situação do país "países em desenvolvimento sem litoral, com necessidades e vulnerabilidades na economia".

Uma demanda histórica em fóruns internacionais, que o Brasil precisaria apoiar, embora não haja conveniência política nessa manifesstação.
A Bolívia propôs acrescentar ao texto um parágrafo que enfatizasse que ambos os países são "privados de acesso marítimo". A reação chilena foi imediata, negando-se  à amplição do texto.
Os ministros aprovaram um plano de ação com foco na cooperação e alguns comunicados especiais para a solução de outros problemas simultâneos e de igual natureza. Um deles á a reivindicação argentina de soberania sobre as Ilhas Malvinas.
Como reagirão os países que compõem a Cúpula? É hora de dar consequência ao que todos acreditam ser justo com os dois países. A UE pode ser um bom exemplo para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário