Banner

Translate

sábado, 29 de outubro de 2011

A semana

Parece que a crise internacional
vai dar uma trégua
No Brasil, o Ibovespa vai encostando nos 60 mil pontos. Ontem fechou a 59.513 pontos. Na semana, o índice apresentou expressiva recuperação: 7,71%. Enquanto isso, o dólar rompeu com os  R$1,70, encerrando a semana cotado a R$ 1,680. A queda de ontem foi forte: 1,41%.
A melhor notícia ficou por conta do IGP-M de outubro: 0,53%, mostrando uma clara desaceleração da inflação. Essa é a maior preocupação de todos os analistas no momento em que as taxas de juros começam a baixar em velocidade inesperada. A redução da velocidade de crescimento dos preços acalmou o mercado, mas não é suficiente ainda para desmanchar as desconfianças criadas com a nova política monetária.
O CNI anunciou o crescimento de 0,5% na expectativa do consumidor.
Para reduzir as tensões criadas pela crise na Europa, os Estados Unidos trouxeram grandes notícias essa semana. Primeiro veio o anúncio do crescimento de 2,5% do PIB, no 3º trimestre. Depois, a divulgação do aumento da renda pessoal e a ampliação dos gastos das famílias em proporção superior àquela em que a renda aumentou. Os preços, em resposta, cresceram também. Por fim, o índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, surpreendeu o mercado com crescimento também não esperado.
Na Europa, chegou-se a um acordo inédito, curioso, mas não detalhado sobre a questão das dívidas internas dos estados-membros da EU.
Emfim, uma safra de notícias positivas no aqui e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário