Banner

Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasil em desaceleração no relatório da OCDE

No exterior, o prestígio vai se reduzindo também gradualmente
Entre os emergentes e desenvolvidos, o Brasil mostra a mais forte tendência à desaceleração da economia, conforme o relatório publicado pela  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE esse mês.
O  Indicador Composto Avançado da OCDE mostra as tendências econômicas para os próximos seis meses.
 Pelo quinto mês consecutivo, o Brasil ficou abaixo do nível de 100 pontos, utilizado como referência para classificar a atividade econômica dos países.Os países que sofreram queda em relação ao último estudo e ficaram abaixo de 100 pontos recebem a classificação de "desaceleração".
ICA do Brasil, em agosto ficou em 94,8 pontos, o mais baixo entre os 39 países analisados.
O ICA do Brasil sofreu queda de 1,2% em agosto sobre o mês anterior. Mas na comparação anual, o indicador do Brasil já perdeu 6,7%, a segunda maior redução logo após a Índia, cujo ICA sofreu queda de 6,8% em um ano.
Interessante notar que a desaceleração está coincidindo com a valorização cambial brasileira e com o aumento da inflação. Inútil, portanto, enviar recados e advertências ao mundo ou afirmar que o país se dispõe a ajudar a Europa em suas questões políticas e econômicas. Melhor será cuidar da própria casa. Permissividade monetária não combina com prestígio internacional. O mundo nos observa nesse instante com muita cautela e algum receio. Já não somos o mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário