Banner

Translate

domingo, 23 de outubro de 2011

O que esperar para essa semana? 4

Os EUA vão acordar?
Enquanto a Europa e o Japão hibernam em seus intermináveis invernos, os Estados Unidos pode trazer algum ânimo à economia internacional. Na quinta-feira, o país divulgará o PIB do penúltimo trimestre do ano. As previsões falam de 2,5%, mas há quem já projete resultado superior.
A recuperação norte-americana tem sido lenta e oscilante. Nos três primeiros meses o PIB cresceu 0,4%; no 2º trimestre, 1,3%. Resultado como o previsto para esse 3º trimestre seria uma glória, sobretudo se lembrarmos do comportamento das vendas no varejo no mês de setembro e da alta, ainda que discreta, dos investimentos nesse mês.
É cedo para cantar vitória. É preciso que a renda das famílias mostre ganhos consistentes. Que a redução da poupança das famílias, em função dos pagamentos de seus passivos, seja superada, voltando a ampliar-se nos próximos trimestres. Por fim, que a poupança renovada dirija-se ao consumo, de modo a tornar sustentável a demanda norte-americana.
São esperados ainda dados das encomendas de bens duráveis e do comportamento do mercado imobiliário, tanto de imóveis novos, como aqueles referentes às vendas de imóveis pendentes. Nada aqui será surpresa. Os números apresentarão resultados modestos.
Quanto aos índices de confiança do consumidor devem revelar desânimo com a instabilidade econômica europeia e com a desaceleração chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário