Banner

Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A semana começa hoje (3)

O roto e o rasgado
A semana na União Europeia não deve trazer maiores novidades. Entretanto, o desafio germânico de evitar a saída da Grécia na Zona do Euro terá mais um capítulo de suspense, com final bastante previsível.
O primeiro ministro Samaras da Grécia fará uma rodada de conversações com as lideranças europeias, entre elas, com a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande. O tema dessas conversações será, centralmente, a dívida helênica e a avaliação das medidas de austeridade que, até agora, geraram recessão, desemprego e desequilíbrios sociais, sem nenhum efeito na recuperação econômica da região.
De concreto até agora, não tivemos mais do que a preservação, na sua integridade, da União Europeia. Recuperação econômica, que é bom, não aconteceu.
É provável que após esses encontros que Samaras manterá individualmente com as governantes daquela região, os principais líderes venham a ser reunir para decidir sobre um novo pacote de medidas que pudessem servir de estímulo às economias locais e ao comércio inter-regional.
Francamente, em relação à Grécia já se formou o consenso sobre suas dificuldades de superação do quadro econômico atual. O caso é dado como perdido, entretanto não se quer abrir um precedente que permita a saída de qualquer estado-membro da comunidade europeia.
Os países periféricos precisam de apoio para evitar seus cenários de rupturas. O problema será encontrar na França e na Alemanha a vitalidade financeira suficientemente para fornecer o suporte requerido. Roto e rasgados se encontrarão mais uma vez essa semana e devem empurrar com suas respectivas barrigas os problemas mais para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário