Banner

Translate

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Unasul vai decidir sobre o Paraguai

Diplolmacia complica relações comerciais
O anúncio da decisão está sendo esperado para a próxima segunda-feira, dia 9 de agosto.

A Comissão de Alto Nível da União das Nações Sul Americanas deve ter concluído seu relatório sobre a destituição do presidente Fernando Lugo ainda essa semana.
As expectativas sobre o desfecho desse caso parecem caminhar a favor do Paraguai, permitindo sua reincorporação ao grupo dos 12 países da Unasul.
Isso, a primeira vista, surge como uma solução pacificadora. Entretanto, dada a maioria “ideológica” que compõe a Comissão de Alto Nível, serão esperadas a imposição de condições relacionadas à ordem democrática do país, indicando a necessidade de acompanhamento da restauração de condições plenamente democráticas no país. Um monitoramento político .Parte superior do formulário que soa como ingerência na ordem soberana nacional.
Duas questões novas ficam a resolver:
1ª) Como serão recebidas essas decisões pelo Paraguai? E se o Paraguai não aceitá-las, como fariam os demais países para conduzir essa questão, sem promover o isolamento comercial do Paraguai? Como ficariam os contratos e os demais interesses brasileiros naquele país? Como a Itaipu binacional poderia ser afetada?
2º) como ficaram as próximas quebras de princípios democráticos em outros países da América do Sul? E se Chavez ou algum outro político romper com a ordem democrática?
Ambos os problemas trarão dificuldades democráticas e constrangimentos às vidas dos países que compõem a União. Certamente novos entraves às relações comerciais devem decorrer dessas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário