Banner

Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Novos sintomas na economia

A economia nacional emite seus primeiros sinais de recuperação
As vendas reais do setor de supermercados cresceram 6,6%, em junho, quando comparada a igual período do ano anterior. A informação é da Associação Brasileira de Supermercados, cuja previsão para 2012 foi revista de 4% para 5%.
Por outro lado, o governo surpreende a todos, inclusive sua própria presidente, com a notícia de que a GM está com saldo positivo na geração de empregos. Considerou o caso de São José dos Campos um episódio isolado e afirmou que em função da recuperação da economia não vê motivos para a prorrogação da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos, após o final do mês de agosto.
A bolsa voltou a ser o melhor investimento no mês de julho. Isso significa que os ingressos líquido s de capitais estrangeiros estão aumentando e que os resultados apresentados pelas empresas face aos custos de aquisição de suas ações está realmente convidativo.
Mesmo em meio às turbulências internacionais, a bolsa apresentou alta de 3,21%, passando à frente do ouro com 2,56%. Na renda fixa, com baixa taxa de retorno, o CDB esteve com rendimentos de 0,62%, o CDI de 0,52% e a caderneta de poupança com 0,50%.
Bolsa em alta significa otimismo com o futuro próximo e isso pode ser mais um sintoma da proximidade da recuperação.
Os investimentos preferidos são os que embutem riscos altos, como a bolsa, e os que apresentam risco quase zero, o ouro. É de se pensar que temos dois tipos de investidores ou que o mesmo investidor está fazendo uma espécie de hedge para “calçar” suas apostas. Falar nisso a mega-sena está acumulada em R$ 42 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário