Banner

Translate

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Suspense geral. Aumenta a ociosidade.

Enquanto as medidas não chegam
O IBGE divulgou relatório de pesquisa mensal, mostrando crescimento da produção industrial no mês de junho em relação a maio, em sete das 14 regiões pesquisadas.
Considerado o principal centro industrial do país, São Paulo, o avanço foi de 1,0%, enquanto no Rio de Janeiro foi registrada queda de 4,3%. A comparação interanual registra recuo em 13 regiões.
Essas informações, genericamente apresentadas aqui, devem ser associadas a outra divulgada pelo CNI, referente ao mesmo mês de junho: a utilização da capacidade instalada na indústria está em 80,8%. Dramático, não?
A produção vai mal. O consumo começa a crescer. Os indicadores sobre variações de preços já mostram variações mais fortes e o crédito não deslancha como gostariam as autoridades. A inadimplência continua em patamares elevados. A renda real cresce mais devagar, como a oferta de empregos.
O pacote econômico não foi anunciado. Ficou para a próxima semana. Os jornais já informaram sobre a natureza das medidas, mas não conhecem suas especificidades e o timing de sua implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário