Banner

Translate

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Focus, pós-pacote

Até parece que o pacote não existiu
A pesquisa Focus mantém as tendências das projeções anteriores, sem tomar conhecimento das últimas medidas governamentais. Até parece que os entrevistados responderam às questões antes do pacote das privatizações. Ou que o pacote foi ignorado. Ou, ainda, que o pacote está em completo descrédito.
O Boletim Focus de ontem registrou, pela sexta vez consecutiva, aumento nas expectativas de inflação para 2012. Dessa vez, o aumento do IPCA foi de 5,11% para 5,15%. Faz sentido reconhecer a presença novos focos de pressão sobre os preços. Por outro lado, os aumentos previstos não rompem e nem ameaçam, pelo menos por enquanto, o limite superior do centro da meta, dando espaço para uma Selic prevista, para o final do ano, em 7,25%.
Quem vai mal para o Focus é o crescimento previsto para o PIB brasileiro desse ano. A expectativa é a de que cresça apenas 1,75%, contra 1,81% da semana passada. É a terceira queda seguida nesse indicador. As previsões para o câmbio continuam estraváveis em R$2,00 para o final de 2012.
A análise dessa última pesquisa Focus deixa a impressão de descrédito no pacote das concessões anunciado na semana que passou. A redução do crescimento dá a entender que ninguém acredita que investimentos, decorrentes de alguma concessão e que, com isso, o dólar não se movimentaria, uma vez que não haveria entradas ou saída de moedas estrangeiras no país. Um caso de autismo econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário