Banner

Translate

sábado, 18 de agosto de 2012

Otimismo é a palavra de ordem (2)

Nos emergentes, os ânimos
começam a mudar
As medidas de estímulo são cada vez mais prováveis. O governo de Pequim parece disposto a liberar novos volumes de depósitos compulsórios e promover uma nova redução da taxa de juros da economia.
Há uma expectativa crescente sobre uma nova rodada de flexibilização monetária, induzindo a China a ritmos mais altos de crescimento. Volto a dizer que a ampliação do crescimento chinês implica o crescimento de suas importações e que isso seria um mecanismo importante para dar impulso não desprezível às economias norte-americana e europeia.
No Brasil, a festa também parece que vai começar. O BC apontou para a recuperação do Índice de Atividade Econômica, conhecido por IBC-Br, tido como prévia mensal do PIB. O indicador subiu de 140,74 pontos, em maio, para 141,79, pontos em junho, registrando alta mensal de 0,75%. Francamente, não haveria motivo para a comemoração. Até porque, esse desempenho mostra um crescimento abaixo dos 2% no ano de 2012. O mercado, entretanto, gostou do indicador anunciado.
O IPC-Fipe, da segunda quadrissemana de agosto, mostrou crescimento da inflação de 0,21%. São responsáveis por isso, segundo a pesquisa, os subgrupos de alimentação e despesas pessoais, como o mercado já vinha prevendo. No mesmo sentido, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal - IPC-S também registrou aumento, em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas, nas semanas de 07/08 e 15/08.
Admitir recessão e inflação, como fenômenos simultâneos, seria semear o pânico entre os formuladores de política econômica. A estagflação é o pior cenário com o qual nenhum economista gostaria de se deparar. Felizmente, também não é o caso brasileiro. A inflação, dessa vez, mais parece uma arauto do crescimento futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário